Trabalhando as cores na aquarela

11/12/2018


Não é preciso ser mestre na teoria da cor para fazer uma composição adequada em pinturas. Algumas técnicas bem simples podem mudar o resultado de uma pintura em aquarela e ainda usar o pouco a seu favor.

Já falei muitas vezes por aqui que a aquarela é um material bem caro, inclusive já dei dicas de materiais para quem está começando e que não pesam tanto no bolso. Trabalhar com paleta reduzida valoriza demais um trabalho. Uma paleta reduzida consiste em escolher o minimo de cores para o desenho.

Escolha as suas cores

Escolha uma tríade, pode ser uma paleta composta,  monocromática, mas escolha o minimo de cores possíveis para trabalhar em um desenho, eu tenho uma paleta que uso para tudo nas minhas aquarelas: Amarelo Ocre, Vermelho, Azul Prússia e Sépia. Falei mais sobre neste post.

Eu não uso uma cor totalmente pura, uso o sépia no lugar do preto, as vezes misturo com um pouco de azul, é uma ótima maneira de equilibrar os tons. Cada cor na aquarela possui uma tonalidade e quando usamos elas totalmente puras acabam ficando muito saturadas e contrastas, dando um aspecto muito artificial na pintura.

Misture as cores

A combinação, mistura e criação de cores é ótimo para criar uma harmonia na pintura em aquarela, por exemplo o verde; Criar o verde com o seu azul e seu amarelo, dependendo da quantidade de cada uma dessas cores terá várias tonalidades de verdes, o que deixará a pintura em aquarela com um monocromático lindo, não precisa de 15 tons de verdes diferentes, assim como nas outras cores.



Misturar as cores também é importante, no exemplo acima da flor que está no meu instagram @izcordeiroart (segue lá) eu usei a minha paleta, porém dando predominância para o vermelho e verde. Para o vermelho misturei com um pouco de amarelo e serpia, não usei o vermelho puro, o verde fiz com as misturas do azul e amarelo sujando um pouco com vermelho, as vezes com sepia, eu gosto de misturar para que elas tenham harmonia entre cada cor.

Sujar uma cor com um pouquinho da outra que também faz parte pintura faz com que elas criem uma semelhança de tons tirando aquele contraste entre as cores. Um exemplo é usar o laranja puro e criar o laranja, serão laranjas diferentes.

Vale ressaltar que cada um tem uma forma de pintar e que uma técnica não abona a outra, mas quero deixar um pouco do meu método a partir de algumas dicas dos meus professores e espero que tenha ajudado de alguma forma.

xoxo.

Postar um comentário

Izabella Cordeiro © . MARCH 17. DESIGN .