07/11/2018

A sidebar e Widgets do blog


Dicas para usar os Widgets do blog de forma simples e informativa


Muitos blogs ainda possuem sidebar, aquela coluna na lateral esquerda ou direita do template, princialmente blogs pessoais. Os Widgets na sidebar do blog podem ser de grande utilidade quando usado corretamente e também podem ser um grande acumulo visual pra preencher espaço e não darem nenhuma informação relevante.

Quando eu comecei o blog adorava paparicar o template, enchia ele de troços que acredito darem uma péssima experiência para o leitor - se é que alguém lia naquela época - Ao decidir profissionalizar o blog venho estudando e aprendendo muita coisa e uma delas é a informação visual. Um blog bem estruturado, com um design limpo e fácil de navegar dá ao leitor uma experiência maravilhosa e ainda mais quando o conteúdo é nota 10. 

O visual e o conteúdo devem andar de mãos dadas!

Para que serve os Widgets?


Os Widgets podem ser usados para dar uma informação, fixar um conteúdo que você quer dar destaque, convidar o seu leitor a clicar em algo maravilhoso que você criou. A ordem como você dispõe esses Widgets dão uma enfase maior ao que quer dar destaque.

A maioria dos blogs pessoais possuem um perfil com foto do blogueiro em primeiro lugar no Widget, isso porque o leitor verá quem é você, e na sua descrição saberá um pouco sobre que tipo de conteúdo você cria e tudo o que encontrará no blog. O seu perfil é a porta de entrada, é um convite ao leitor.


O que deve incluir nos Widgets?


O que quer que seu leitor veja primeiro? Vamos supor que você criou um freebie maravilhoso e quer que o seu leitor assine sua newsletter para baixar o conteúdo. Logo abaixo do seu perfil é bacana colocar uma imagem lindona do item que ele irá adquirir seguido do formulário da newsletter. Tudo vai depender do seu objetivo.

O meu blog, por exemplo, eu priorizo que os leitores olhem meus posts e então logo abaixo do meu perfil já destaco as posts mais populares, depois tenho um widget do AdSense e outro com um post favorito escolhido por mim. Meu foco está em "visitem os meus posts!"


Analisando outros blogs


O blog Colorindo Nuvens tem um template maravilhoso, fotografias lindas e autorais! Ela coloca um perfil bem breve e informativo seguido as redes sociais que ela usa, logo abaixo o Instagram para dar foco em suas fotografias, ela quer que o público dela veja o Instagram e logo depois as principais categorias. O suficiente para informar e convidar.

O blog Sai da Minha Lente possui um conteúdo maravilhoso e super frequente! O blog começa com o perfil da autora, logo abaixo uma enfase bem grande as suas redes sociais que te convida a clicar e seguir por lá. Claramente vemos o twitter dela em destaque, altamente convidativo. Depois vemos também 3 tópicos que ela deu um destaque maior.

Veja ao vivo em seus blogs nos link acima


O que pode evitar e o que pode fazer

Quem usa o blogger tem algumas opções bem, como eu poderia dizer, ultrapassadas? 

  • Ranking do blog. O que quer informar ao seu leitor com isso? Acho que o ideal seria uma página lindona com o mídia kit do seu blog, mostrando muito mais do que só números.
  • Quantidade de seguidores na comunidade blogger. Algo que só tem utilidade para quem usa a plataforma, mas muitas vezes seu leitor não está logado em nada, então não faz muito sentido. Ao invés disso, que tal criar um blogroll com blogs maravilhosos que te inspiram e talvez uma página com "quem lê o NOME DO SEU BLOG".

Essas foram minhas dicas para a limpeza da sua sidebar e a escolha dos seus Widgets, espero que tenha gostado e que principalmente tenha te ajudado com o seu blog. Dúvidas? Comenta aí ou manda e-mail que eu respondo!

Eu também faço consultoria visual para seu blog, para mais informações manda um e-mail pra mim e vamos trabalhar juntas nisso.

Salva esse pin!


xoxo.

Postar um comentário

Iza Cordeiro © . Design by FCD.