17/10/2018

porque guardo os aquivos do blog


A importância de guardar os arquivos para blogs sem hospedagem


Tudo começou com a primeira mudança de uma plataforma gratuita para uma com hospedagem paga e depois voltar para a gratuita. Como não tinha muitas experiências com essas 'migrações' acabei por perder muitas postagens e imagens aqui no blog, isso porque quando voltei para o blogger não fiz nenhum backup de conteúdo e não tinha as imagens salvas no computador ou em algum outro lugar que não fosse a minha hospedagem paga, e por isso o foco aqui é para usuários de plataformas gratuitas com hospedagens próprias que podem encerrar suas atividades e você simplesmente perder tudo.

Ter um blog grátis não é nenhum crime, as plataformas estão aí para atender as nossas necessidades de gente pobre que ainda não pode arcar com uma despesas a mais, nem que seja bem pequena. Uma plataforma gratuita sem hospedagem paga acabam por nos deixar expostos a muitas ameças como rackers, conteúdo desaparecer e não ter a quem recorrer, a plataforma sair do ar e você perder todo seu conteúdo.

Depois que perdi muito conteúdo resolvi que a partir de agora iria organizar meus arquivos, meus posts, e tudo mais em meu computador, nuvem e até mesmo pen drive. Parece loucura né, mas achei necessário. Quero compartilhar como faço essa organização e as vantagens.

  • Evitar correr riscos de perder todo conteúdo criado
  • Facilidade de consultar arquivos antigos
  • Sem internet, mas com conteúdo em mãos
  • Mudar de plataforma sem medo de perder conteúdo
  • Se raqueado, tem todo conteúdo guardado.

Eu poderia simplesmente fazer um backup de todo meu arquivo aqui no blogger, eu faço inclusive, mas se talvez eu queria usar uma plataforma diferente pode ser que arquivo de backup não seja lido por completo, isso acontece quando tentamos passar do wordpress.org para o blogger. Para evitar qualquer perda, eu prefiro salvar meus arquivos de maneira que possam ser reutilizados por mim em qualquer plataforma e acho que você também deveria fazer se usa hospedagem grátis.

Cuidados que tenho com os posts do blog e as imagens

  • Todos os arquivos de texto do blog são escritos no word antes de passados para o blogger;
  • Todas as imagens que serão usadas no blog são salvas em pastas de seus respectivos posts;
  • Todo conteúdo do blog offline e online;

Essa organização além de evitar perder os meus posts, também me ajuda muito quando quero reaproveitar ou editar um post antigo. Eu também costumo fazer sempre 3 modelos de imagens para publicar nas redes sociais, todas elas são salvas nas pastas o que facilita muito meu acesso quando quero programar postagens no Pinterest e Instagram, eu não preciso ficar criando sempre, elas estão todas alí.

Esse foi o meio de me sentir mais segura e organizada com meu conteúdo do blog, principalmente porque não tenho hospedagem paga. E você, curtiu a ideia?

salva esse pin!



xoxo

2 comentários so far

  1. Gostei muito da dica, recentemente perdi o conteúdo do meu blog por causa da hospedagem. Vou me organizar nesse sentido agora ♥
    www.brunaalvesblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando aconteceu comigo eu não pensei na possibilidade de perder todo conteúdo hospedado caso eu cancelasse a hospedagem. É meio óbvio, mas quando a gente não entende muito do assunto acontece.

      Excluir

Iza Cordeiro © . Design by FCD.