27/10/2018

organização, divulgação e consistência

organização, divulgação e consistência

Ter um blog é muito legal, mas quando a gente quer ele seja mais do que um diário pessoal é necessário investir tempo e ser consistente. Eu tenho o blog há uns 4 anos, mas somente nem 2017 decidi investir um pouquinho em organização, divulgação, consistência e análise. O mais legal desses investimentos é que ele não é monetário, mas exige algo um pouco mais complicado: O seu tempo.

Durante esses 4 anos de blog eu mudei muito, posso dizer que sou uma metamorfose ambulante e eu não tenho o menor medo de recomeçar, e cá entre nós isso me faz bem. O meu blog é pessoal, aqui escrevo sobre cotidiano, fotografia e principalmente ilustração que era o único tema abordado, mas meu amor e interesse por blogs foi crescendo e aos poucos comecei a falar de blogosfera.

Para este post eu quero falar do seu blog e como as experiências que adquirir ao longo da minha jornada na blogosfera pode ajudar você em organização, divulgação e consistência.


Investir em design 

Acredito que a imagem do blog conta muito, antes de iniciar o conteúdo interno é importante decidir sua identidade visual, ela pode mudar quando você achar que algo não lhe representa mais, mas ter algo que seja seu é bem bacana para te identificar. Ter um template bem estruturado, com as categorias de fácil navegação é ótimo para seu leitor. Quando você visitar aquele blog mais amado, pense no que mais te atrai visualmente, busque trazer esse mesmo sentimento para seu leitor em relação ao seu blog.

visite estes posts aqui ó: 

melhores templates gratuitos e premium para blogspot

Se deseja uma identidade visual para seu blog, uma ilustração personalizada, midia kit exclusivo e ainda consultoria sobre o seu blog, entra em contato comigo: cordeiroizb@gmail.com

linha-imagem-animada-0447

Planejamento

Planejar conteúdo contínuo é um pouco complicado ainda mais manter uma consistência. A melhor forma de planejar os conteúdo do blog é ter um planner. Eu já tentei usar diversos tipos, mas o melhor para mim foi um caderno. Neste caderno eu anoto em forma de lista vários assuntos que posso falar no meu blog, essa lista de ideias é fixa e pode ser revisada sempre. Crie uma lista de ideias para os posts do seu blog!

Planejar as postagens do blog é o mais difícil pra mim, pois requer a tal consistência e isso é algo que adquirimos com o tempo - já vou entrar neste assunto - Eu planejo os posts do blog usando o mesmo caderno, todo mês eu faço um log mensal que aprendi no blog da Maki. Ao lado de determinados dia do mês anoto o que gostaria que fosse ao ar.  Planeje seu conteúdo de forma realista e as cumpra!

As redes sociais também precisam de planejamento, postar nelas com frequência traz leitores para seu blog. Não precisa surtar em ter posts novos todos os dias, encha as redes sociais que usa com frequência com as suas postagens mais antigas. Eu uso muito o Pinterest e Instagram.


linha-imagem-animada-0447

Divulgação

A melhor forma que encontrei para fazer a divulgação de meus posts foi investir tempo em uma rede social específica. Já vi muitas postagens sobre ter rede social em tudo que é lugar para aumentar seu conteúdo na internet, mas isso não funcionou comigo e por isso resolvi escolher as redes sociais onde estou presente e interajo de verdade.

Motivos para sair de grupos de interação no facebook é que eu não estava lá para conhecer novos blogs, eu queria mostrar meu conteúdo e todo mundo que estava lá queria a mesma coisa. Vários blogueiros com nichos completamente diferentes 'interagindo'. A interação na maioria deles era ler os blogs participantes da interação e comentar. Recebi 10 comentários em alguns posts, que legal, mas te contar uma coisa, nenhum deles voltou ao meu blog e nem estavam interessados em meu conteúdo, apenas comentavam por obrigação e eu fazia o mesmo. Nunca mais voltei em nenhum deles. Era uma troca de que afinal? Acredito que deveremos ser o que queremos atrair.

únicos grupos que participo: Blogueiros Geeks e ORGblog,

Eu passei a investir em SEO (post da fabuloma pra te auxiliar no assunto), caprichei nas palavras-chave e nas imagens para o Pinteret, somente isso tem me trazido muitos leitores novos e fazendo antigos retornarem, se alguém clicou no link é porque QUER LER meu conteúdo e não por obrigação de receber algo em troca. Meu objetivo foi cumprido.


linha-imagem-animada-0447

Ser consistente é o maior de todos os segredos

Blogar com frequência é algo que você não deve se cobrar muito, ainda mais quando estuda ou trabalha com algo além do blog, fica difícil arrumar tempo e ter uma disciplina rígida, então vamos falar da tal consistência sem segredo.

  1.  Seja realista - Não adianta se comparar com um blog enorme que posta todos dias, ou com aquela blogueira maravilhosa que você tanto admira, nós não sabemos os bastidores dela, mas você sabe o seu. Determine o seu tempo, faça o seu horário e organize suas prioridades.
  2. Vá devagar - Não cobre consistência de imediado, faça o que estiver ao seu alcance para não ter crises de ansiedade e se sentir fracassado. Cada minuta a mais é sucesso!
  3. Metas e objetivos - Não pense em algo grande, surreal, pense em metas como 1 post por semana, por mês, ou quinzena. Estabeleça metas e objetos fáceis de cumprir, a ideia é crescer gradativamente.
  4. Reconheça seu esforço - Mesmo que seja pouco já é alguma coisa, reconheça o seu esforço e valorize-se sempre. Sinta orgulho de cada minutinho cumprido.

A consistência vem com o tempo e muita vezes optamos por fazer qualquer outra coisa que não seja a obrigação. Eu subi um degrau por ter conseguido escrever este post e vencido minha vontade e procrastinar. Espero que você também esteja feliz com esse conteúdo aqui!


linha-imagem-animada-0447

A análise!

Não adianta nada ser consistente sem olhar os resultados. Usar o Google Analytics e o Google Search Console é uma maneira de acompanhar as estatísticas do blog. Faça uma comparação com o mês anterior e veja aonde pode melhorar, o quanto pode aumentar sua meta. Anote tudo no seu planner e faça novos planos para seu conteúdo.

Duas coisas que fiz e mudaram a quantidade de acessos no meu blog, sem precisar surtar e dedicando uma parte do meu tempo:

  • Publiquei em um dia certo de cada semana; Se desse pra postar mais era brinde!
  • Programei posts no Pinterest; Pelo menos 3 pins por dia para posts diferentes.

Para encerrar, alguns links muito úteis para seu blog:


Eu continuo a blogar com esses meios de organização de conteúdo e tem me dado um ótimo retorno. Esse post foi feito com muito carinho, compartilha ele com seus amigos blogueiros e nas suas redes sociais e ajude a divulgar meu trabalho. Me diz também se esse post foi útil pra você e o que gostaria de ver por aqui.

salva esse pin!


xoxo

Postar um comentário

Iza Cordeiro © . Design by FCD.