Como usar os filtros do Vsco em suas fotos


Neste post quero mostrar muito mais do que só aplicar os filtros do Vsco. Separei alguns pontos importantes que ninguém te conta na hora de editar suas fotos e você vai aprender como e quando usar cada ferramenta além de saber a importância da cor.

O Vsco é um dos meus aplicativos favoritos para editar fotos pelo celular, ele contém ótimos filtros gratuitos. Para quem já está familiarizado com o aplicativo e tem uma facilidade de editar as fotos, talvez esse post não seja para você.

Depois que eu mostrei os filtros do Vsco para copiar no meu instagram, algumas pessoas (7 no total - risos) que acompanham sentiram dificuldades em aplicá-los em suas fotos e eu resolvi explicar aqui alguns segredinhos, não tão secretos assim, que podem te ajudar muito!

Adicionar legenda

Coisas que ninguém te contou sobre como usar o Vsco para editar suas fotos!


Resolvi fazer esse mini tutorial de Vsco dando algumas dicas sobre como editar suas fotos e os detalhes que são muitos relevantes para que ela não fique destruída com exagero de uso dos filtros. Antes de tudo é preciso que você tenha em mente que precisa tirar fotos boas, não digo para ter uma câmera profissional, mas que você saiba o que quer da sua foto. Vem comigo!

Vamos falar das cores!

Se você usa a foto para postar no Instagram seja ele blog pessoal, profissional ou se só gosta de fotos lindas e um perfil inspirador, senta aí que vou te ajudar nisso.
Como disse anteriormente você precisa saber o quer transmitir com suas fotos e o fator principal aqui são o uso das cores!

Para obter cor precisamos de luz, a luz é sua melhor amiga, ela irá ajudar muito na definição de sua foto, tornando as cores mais vibrantes e melhores para editar. O escuro atrapalha, deixa as fotos com ruído e não há filtro que resolva. - Vamos supor que as fotos serão tiradas com celular, ok? - As cores são importantes pois elas causam sensações, podem transmitir uma imensa alegria e até mesmo melancolia. Saber os sentimentos que quer transmitir ajuda na escolha das cores e logo sabendo as cores fica muito mais fácil de editar suas fotos.

antes | depois


A cor que predomina nesta foto é o azul, uma cor preferida pela maioria das pessoas, que representa leveza, tranquilidade, mas também é uma cor fria, pode representar melancolia, inverno, dias nublados. Esta minha foto está bem alegre e eu vou editar de duas formas: Uma bem saturada e outra pouco contrastada e mais quente.

Para começar irei falar um pouco de algumas ferramenta do Vsco, para que servem e como você pode usá-las sem exagero.

Os Filtros

O Vsco oferece muitos filtros gratuitos e pagos em torno de R$ 3,00 reais um pacote de filtros. Para esta foto usei o filtro V7 em +7.1. Uma coisa importante é saber medir a intensidade do filtro, usar ele em sua totalidade pode deixar a foto muito artificial ou até mesmo danificada. É importe que não leve ao pé da letra quando eu digo V7 + 7.1, em sua foto pode ficar melhor um +5, ou + 12. Experimente!

Exposição


É a quantidade de luz para sua foto. No caso da minha foto ela já está bem iluminada e eu usei a exposição +2,1. A mesma dica do filtro vale para todas as outras ferramentas. Experimente! Essa ferramenta é boa porque aqui você pode aumentar ou diminuir a intensidade da luz.

Contraste


É basicamente a diferença de uma coisa e outra, na cor seriam cores opostas que geralmente se complementam. Exemplo: Azul e Laranja, Roxo e Amarelo. Nesta foto a predominância é a variação de tons do azul, não há cores contrastadas, então usei bem pouco esse recurso. Para fotos muito coloridas é legal aumentar o contraste para destacar mais ainda cada cor.

Olha o perfil da @paulabzo Temos cores frias, cores quentes, temos muita cor! Se esse é seu estilo pode investir em contrate e saturação. - Sem exagerar ok?



Ajustar


Uma ferramenta muito usada pra cortar as fotos, mas eu uso principalmente para ajustar a linha do horizonte. Note no grid que aparece na imagem, existe uma linha entre o céu e o mar, a função cortar + endireitar serve para deixar essa linha reta e evitar a sensação que o mundo está caindo para os lados. Ajustar o horizonte é a primeira coisa que faço antes que qualquer filtro.

Saturação


É a intensidade da cor. Lembra do perfil da Paula? Eu quero minha foto bem colorida (saturada), então usei a saturação +1,4, o que já foi suficiente para mim já que minha foto está super iluminada e colorida.


Dica! O excesso de saturação irá deixar sua foto cheia de quadradinhos e destruída. Use com moderação em uma foto que seja colorida! Não adianta forçar a barra.

Balanço de branco


Essa é umas ferramentas que mais uso, aqui você vai ajustar a temperatura da imagem. Você quer cores frias ou cores quentes? No caso da nossa foto de exemplo a predominância é a cor fria.

Existe uma barrinha de temperatura e é nela que vamos mexer. Puxando a bolinha para o azul teremos tons frios e para o amarelo teremos tons quentes. Eu usei a temperatura -2,2 o que foi o suficiente para esta foto.

Você deve estar pensando - ou não - O azul é uma cor fria, sendo que a praia é quente, é verão, então eu quero cores quentes! Na verdade isso varia muito e eu trouxe algumas exceções.

@Steffy Um perfil que eu amo, voltado para cores quentes mesmo em dias de frios. O amarelo é uma cor quente, então como ela dá destaque a essas cores aumentar a temperatura as deixam mais intensas.


Dica! Você não precisa usar um filtro específico em todas as fotos e sim saber a cor que quer intensificar e como deve fazer isso.

Granulação

Por último uma ferramenta que uso algumas vezes é a granulação, ela deixa sua foto com 'pontinhos' ou seja, com ruídos. Eu uso as vezes em +1 ou +2.

Dica! A Granulação ajuda muito quando a foto está com muitos ruídos, ela deixa um efeito bacana fazendo parecer que os ruídos da imagem são propositais.

Como você já sabe as funções das ferramentas do vsco, a importância das cores e como usar os filtros, agora vou editar a mesma foto, porém com filtros diferentes para mudar um pouco a sensação. Vamos supor que gosto do azul, mas não gosto de cores muito saturadas e contrastadas. O que eu faço?

antes | depois

Para esta foto escolhi as seguintes edições:

  • Filtro P7 + 7,9
  • exposição +0,5
  • contraste - 1,1
  • saturação + 2,0 
  • Temperatura + 0,5

Mesmo com cores frias eu puxei bem discretamente para algo mais quente, sem muita luz, eu quis uma vibe mais suave, um pouco triste, vintage. O Vsco oferece muitos filtros e não tem como eu dizer que cada filtro é ideal para um tipo de foto, mas que você pode fazer muitas variações na hora de editar, acredito que entender o conceito da cor e das ferramentas irá ajudar mais do que tentar usar o 'filtro certo'.

Dica! - Sempre uso no máximo + 3,0 ou - 3,0 em cada uma dessas ferramentas, quando usamos o máximo do potencial de cada uma a foto fica muito artificial e pode ficar danificada também.

Agora uma coisa muito importante pra mim é saber se esse post te ajudou e eu quero muito ver suas fotos! Então me marca no Instagram @izcordeiro e vamos trocar figurinhas! Se tem mais alguma dúvida ou sugestão de posts deixa pra mim aí nos comentários que vou amar ler.