12/09/2018

aproveitando o papel para fazer o branco na aquarela

fazer o branco na aquarela

O branco na aquarela pode ser feito de várias maneiras usando canetinhas e máscaras, mas hoje vou mostrar como aproveitar o que você já tem para criar o branco na aquarela.
Fazer o branco usando o próprio papel significa deixar espaços sem pintar o que dá um ótimo efeito de luz ou objetos que são totalmente brancos, ou seja, pintar o espaço negativo e deixar a figura que deve ser destaca totalmente sem tinta.

Eu pintei uma flor de lótus branca a partir de uma imagem de referência que pequei no Pinterest especialmente para este post. vou mostrar um pouco do processo e dicas de como aproveitar o branco do papel para formar o desenho.

Dicas para começar a formar o branco na aquarela

fazer o branco na aquarela


  • Fazer o desenho bem clarinho para que o lápis não fique aparecendo quando pintar, mas que seja visível para você se guiar. Aconselho sempre fazer um desenho em uma folha qualquer e depois passar para o papel onde será feita a pintura, isso evita de errar muito e acabar 'machucando' a folha de tanto apagar.

  • Pinte todo o contorno da imagem, sem deixar que a tinta invada a parte branca. Aconselho molhar toda a folha que será pintada, contornando a forma branca com água, assim quando for aplicar a tinta ela fluirá somente aonde estiver molhado, mas faça com cuidado.

Após ter preparado a primeira camada do fundo da imagem (espaço negativo), vamos passar para o que será branco e o que será pintado. Na pintura da flor de Lótus era preciso dividir as pétalas, então usei uma aquarela pouco aguada, porém bem clarinha para que não vazasse nas partes totalmente brancas.

fazer o branco na aquarela


  • Crie pequenas manchas para marcar a divisão entre uma coisa e outra, respeitando o que será totalmente branco. Faça com muito cuidado para não escorrer água e tinta para todos os lados. Crie quantas camadas de cor for preciso até começar a dar um pequeno volume.

  • Quanto mais cor o fundo tiver melhor será para dar o destaque na parte branca. Depois que defini as pétalas da minha flor de lótus, eu comecei a colocar mais cor no espaço negativo, principalmente em torno da flor para que ela se destacasse mais.

O que ajudou a ter mais a forma da flor foi a coloração do fundo. É importante deixar secar bem antes de aplicar as outras camadas de cor. As pétalas não tem nenhum mistério, elas são manchas de aquarela em pequenos espaços aonde elas se encaixam e assim formam uma as pétalas das outras. O restante o cérebro humano monta, pois ele tem a tendencia de completar as formas.

A minha flor de lótus é feita de manchas bem planejadas e o branco do próprio papel. Que tal você também tentar? qualquer duvida pode deixar aí nos comentários que eu ajudo como for possível!

Gostaria de ver mais algum assunto específico sobre aquarela?

Um comentário so far

  1. Caraca, você é muito talentosa, Iza! Sempre fui fã dos seus desenhos e sempre serei, maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir

Iza Cordeiro © . Design by FCD.