4 hábitos para começar a criar na ilustração

18/07/2018


Eu adquiri 4 hábitos para começar a criar ilustração sem depender totalmente de uma referência, com isso me livro cada vez mais de bloqueios criativos ou só conseguir desenhar algo com ajuda da internet. Vale ressaltar que usar referência é perfeitamente aceitável, o foco aqui é não precisar sempre que for desenhar, ou nunca conseguir desenhar sem ter uma referência.

1 – Desenhar todos os dias


Desenhar todos os dias é algo extremamente difícil, porém se ser ilustrador é seu objetivo desenhar deve começar a ser uma prioridade em sua vida. Durante 3 anos seguidos eu nunca consegui participar de nenhum InkTober completo, ou algum Mermay, sempre paro no quinto dia, mas ainda assim continuo tentando.

Esse primeiro hábito é muito importante pois ele é a chave para todo resto, quanto mais você praticar melhor será para descobrir seu traço, saber em que área da ilustração quer atuar. Desenhar todos os dias é o hábito da descoberta e essa é uma parte que deve ser feita sem pressão, sem preocupação em ter estilo próprio um ou portfólio. Desenhe para você mesmo. 

2 – Tenha um sketchbook


O segundo hábito para começar a criar é ter um sketchbook, sério, um caderno de desenho ajuda muito quando você precisa desenhar todos os dias. Até o início deste ano eu não tinha um e aprendi com meu amigo @Rafalimailutra a importância de ter um local exclusivamente para desenhos sem compromisso.

A grande vantagem do caderno de desenho é a possibilidade de tamanhos e papéis diferentes que podem ser carregados para onde você for. Com um sketchbook toda a sua evolução, ideias e memórias, ficam arquivadas num só lugar com uma grande facilidade de pode revisar seu traço e comparar seus desenhos antigos sem correr o risco de perder folhas. 

3 – Desenhar na Rua


O terceiro hábito que todo ilustrador deve criar é desenhar na rua, e quando falo de desenhar na rua não digo para fazer isso quando for passear, eu quero dizer para você pegar seu equipamento básico de desenho e sair exclusivamente para observar a natureza, prédios, pessoas, formas e tudo o que você gosta de desenhar ao invés de ficar caçando por imagens no Pinterest.

Claro que existem muitas coisas que impedem de sair de casa para desenhar, mas a ideia principal não é nunca usar referências, mas diminuir a dependência delas e agregar um leque de conteúdo ao seu sketchbook de coisas vistas somente por você! 

4 – Estudar sempre


Por ultimo mas não menos importante, estudar é o hábito final porém muito essencial para a vida do ilustrador. Estudo não significa pagar um curso que você não tem grana ou fazer uma graduação, afinal se você realizar os 3 hábitos anteriores já estará estudando, ler este post já uma forma de estudo pois você chegou aqui porque buscava conhecimento sobre algo.

Outras formas gratuitas de estudar é ouvir o que outros ilustradores tem a dizer, quando eles fizerem um mini curso com valor simbólico na sua cidade, ou um vídeo que explique algo relevante já é uma excelente forma de estudar e absorver algo novo. Tenho certeza que você sabe de algo que é super importante pra mim, então me conta tá?

Vantagens de realizar os 4 hábitos para começar a criar ilustração sem depender totalmente de referência: 


  • Ajudará a definir seu traço e estilo único. 
  • Será a sua visão sobre um objeto e não o desenho de um objeto feito por outro artista e que você tá se inspirando. 
  • Você passará a conhecer as formas das coisas, terá na mente muitos desenhos de shapes e você poderá altera-las como quiser. 
  • Você terá mais facilidade para criar do zero. 
  • As tantas cópias do mundo real como estudo te proporcionarão a habilidade de saber um pouco de anatomia e como as pessoas possuem formas únicas e divertidas. 
  • Um dia sem internet não será um problema para você. 

Esses são os hábitos que eu tento praticar todos os dias e espero que tenha curtido e possa ajudar você.


xoxo

Postar um comentário

Izabella Cordeiro © . MARCH 17. DESIGN .