21/08/2018

Recursos básicos e gratuitos para o blog

Recursos básicos e gratuitos para montar um blog

Selecionei um pouquinho de pequenos investimentos que você pode fazer no seu blog e os principais recursos e sites que também podem auxiliar na criação de conteúdo. Eu separei em uma listinha com recursos gratuitos e pagos.

É possível sim ter um blog gratuito caso queria começar ou não tenha condições de pagar por qualquer coisa relacionada ao seu blog. Eu já fiz uma lista de Templates Gratuitos e Premium para usar no Blogger e ter um Design profissional.

Investimentos básicos


  • Domínio - Esse é um investimento bem básico e pode até ser pensado em fazer uma pequena economia para ele. O pagamento é anual e custa em torno de R$ 40,00 reais.
  • Curso de Midia Kit para Blogueiras - Um curso maravilhoso que fiz da Sernaiotto.com. Sério, eu gostei demais e recomendo.
  • mLabs - Uma ferramenta que conheci recentemente e já estou morrendo de amores pois atendeu todas as minhas necessidades por um preço super baixinho e em reais! Eu uso um plano básico somente para agendar postagens nas redes sociais que custa a partir de R$ 5,60 reais.
  • Etsy - Uma loja onde gosto de comprar Templates para Blogger e até Wordpress.

! Já fiz um post mostrando os recursos do plano básico da mLabs - Vem cá!




Recursos


Existem alguns sites que ajudam muito em design gráfico. Alguns sites fornecem recursos pagos, mas a maioria que uso são gratuitos porque não dá pra ficar pagando em dolar. (risos). Neste post eu mostrei 5 sites que podem ajudar seu blog em design gráfico.

Abaixo segue uma lista de recursos para ajudar montar imagens para blog, baixar fotografias entre outros recursos grátis.

  • Canva - Para montar peças gráficas, em sua versão grátis é possível fazer ótimas peças com Design de Templates nas medidas de várias redes sociais. Você pode editar ou montar o seu próprio.
  • Creative Market - É um site pago e tudo em dolar, mas toda semana tem 6 conteúdos gratuitos de qualidade para você usar.
  • Stocksnap io - Banco de imagens gratuito que mais uso quando não tiro minhas próprias fotos.
  • Moto G - Meu celular há 4 anos que ajuda as vezes em algumas imagens.

Confira o post que mostrei meus aplicativos favoritos para editar fotos!

  • Google Analytics - Para acompanhar os dados do blog e como anda os acessos do seu conteúdo. 
  • Google Search Console - Também para analisar o site.
  • Google Keep - A melhor ferramenta para anotar ideias que sincroniza entre aparelhos móveis e computador. 
  • Planoly - Agendar postagens no Instagram pela web ou celular na versão gratuita. 

Embora tenha citado alguns serviços pagos, a maioria deles tem sua versão gratuita ou é totalmente free. É possível ter um blog bem organizado investindo pouco ou nada. E não é por vontade de não investir e sim por ter gente que quer algo mais profissional e não possui grana no momento.

Você faz algum investimento no seu blog ou tem algumas ferramentas e recursos favoritos? Compartilha aqui nos comentários!

Follow my blog with Bloglovin

7 comentários so far

  1. Olá, eu ainda não tive tempo para fazer um blog só meu, apesar de querer muito, no entanto, sempre tive receio de não fazer uma boa apresentação gráfica, pq eu achava que era algo difícil, com a sua dica as coisas ficaram mais claras, era algo q eu estava precisando. Valeu pela dica. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, suas dicas estão super completas, adorei! Com certeza vou testar alguns aplicativos, já vi que muitos são úteis pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por sempre dividir conosco ótimas dicas. Tenha certeza que seus artigos ajudam muito. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das tuas dicas. Tem como conseguir um domínio grátis, entretanto, não é .com ou .com.br / não conhecia a Etsy, na verdade às vezes fico penando pra achar um bom tema pro meu blog wordpress. Enfim, bastante útil seu post.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Adorei esse post sobre investimentos e recursos no blog, acho muito necessário para quem está começando ou deseja transformar o blog em algo mais "profissional". Eu tenho o domínio no blog e pago um pouquinho caro, torno de 60 reais por mês, mas acho que vale muito a pena, pois se transforma em sua "marca". Também investi em layout e foi meu maior acerto. Também uso o canva para fazer imagens para redes sociais e blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das dicas! Algumas eu já conhecia, como o Canvas (eu quase não o uso, por ser meio viciado no Photoshop, mas minha esposa usa demais no blog dela, que tem um design bem mais profissional do que o meu. Meu blog acaba sendo uma reunião de textos, o que faz com que eu acabe negligenciando um pouco o seu design... Mas algumas dicas estão anotadas para colocá-las em prática, e outras (como o domínio próprio) já são vontades que devem ganhar corpo nos próximos meses...

    Ensaio Aberto | Teofilo Tostes

    ResponderExcluir
  7. Oi! Que post incrível para quem quer adentrar a blogosfera. Lá no blog, estamos cada vez mais evoluindo. Começando com uma coisa beeeem armadora, mas já estamos melhorando e assim pretendemos seguir. Acho importante a evolução. Ainda quero melhorar o nosso editor de fotos e ter um domínio próprio, também é uma meta. Parabéns pela matéria. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Iza Cordeiro © . Design by FCD.