03/08/2018

Conservando o material de aquarela

Materiais para aquarela tem um preço bem salgado, mas com alguns cuidados você pode reutilizar e até fazer durar muito mais os materiais se tomar alguns cuidados. É muito comum, por exemplo, sobrar tinta no godê depois que usamos, mas você não precisa jogar fora, basta saber como preservar seu material de aquarela e ele ficará reutilizável por muitos e muitos dias. Além dos cuidados com a tinta, também devemos dar uma atenção para os pincéis e os papéis.

Reutilizando o godê



Depois da pintura sempre sobra tinta de aquarela no godê e não é preciso lavar, basta guardar dentro de um saco plástico bem fechadinho para não entrar poeira nas sobras de tintas, ou outros tipos de sujeira. Mesmo que a tinta se seque, basta adicionar água que ela estará pronta para uso novamente.

Conservado seus papeis

O Papel também é um material bem mais caro que as tintas e que não da para reaproveitar né, mas devemos ter alguns cuidados para que os papeis ainda limpos não sejam danificados por serem guardados de qualquer maneira. Para guardar os papeis você pode catalogar em plásticos transparentes por nome e gramatura, deixando eles lacradinhos para não entrar poeira ou qualquer gordura que estrague ou manche a superfície.

Não guardar em lugar aonde costuma ter muita umidade para evitar fungos e mofos. Eu deixo os meus papeis dentro do meu guarda roupa em uma parte que só tem material material artístico.

Cuidados com os pinceis e tintas


Para conservar e fazer durar seus pinceis evite usar os mesmos pinceis em tintas diferentes, princialmente tinta a óleo que é bem diferente da aquarela e não sai somente com água. Sempre que acabar de usar lave bem as cerdas para que elas não endureçam e guarde em um potinho em locais que também não pegue poeira.

Eu uso potes de vidro para arrumar meus pinceis e as minhas tintas. Você pode catalogar os potes com o nome da tinta que cada um vai trabalhar, por exemplo: Aquarela, Guache, óleo, texturas, goma laca, etc. Assim evitar de misturá-los.

Compartilhe essa postagens com seus amigos que amam aquarela e assim você ajuda a divulgar meu trabalho e espero que essas pequenas dicas sejam úteis para você.

Postar um comentário

Iza Cordeiro © . Design by FCD.