15/08/2018

Como montar sua paleta de cores na Aquarela

Comprar tintas profissionais para aquarela pode sair bem caro quando se pensa em um estojo inteiro. Mas calma aí, você pode não precisar de 12 ou mais cores para começar a pintar e neste post quero mostrar que é possível montar sua paleta de cores usando apenas 3 cores básicas, que não são necessariamente as primárias e assim economizar uma graninha.

Durante muito tempo eu usei as aquarelas da Pentel e elas me ajudaram muito, só que eu busquei algo mais profissional e quero investir ainda mais em tintas que nunca experimentei. As aquarelas Vang Gogh foram as primeiras da linha profissional que comprei porque eram as mais batatinhas. Eu paguei R$ 17,90 em cada uma.

aquarela paleta cores


Montando uma paleta a partir de 3 cores de sua preferência!

Você pode montar uma paleta de acordo com as cores predominantes em sua pintura. Trabalhar com uma paleta reduzida pode enriquecer muito mais o seu trabalho. Eu não segui nenhuma regra do círculo cromático na hora de escolher as cores, apenas peguei 3 cores frias, 3 cores quentes, e 3 cores que eu gosto para fazer a mistura e obter tons.


Trabalhando com cores frias

aquarela paleta cores

Para esta paleta eu escolhi as cores verde escuro, violeta e azul escuro. Existem artistas que trabalham uma predominância de cor em suas pinturas, embora possam existir alguns tons mais quentes é possível ter uma variedade apenas usando três cores.

Trabalhando com cores quentes


Para esta paleta escolhi as cores Laranja, Verde e Amarelo. São cores bem vibrantes e saturadas, para quem gosta de tons alaranjados, uma estação como o outono e pinturas mais quentes. Não é preciso necessariamente escolher entre um tom frio ou um tom quente, pode misturar e ser livre para combinar suas tríades e montar a sua própria paleta de cor.

Trabalhando cores mistas


Para esta paleta as cores que escolhi foram Marrom, Amarelo e Azul. Elas são um pouco contrastadas o que resulta numa maior possibilidade de cores diferentes na mistura.

A minha paleta de cor


Eu já tenho um estilo de ilustração definido, amo pintar criaturas mágicas, fadas, bruxas, florestas, e a minha paleta de cores combina com o que gosto de ilustrar e minhas cores são quase sempre as mesmas. Embora eu use muito verde em minhas ilustrações, eu optei por comprar as cores primárias, já que também adoro alguns detalhes de azul.

De brinde eu comprei também a cor sépia, que particularmente eu amo demais. Aí estão as minhas cores básicas e com elas crio a minha paleta que pinto todas as minhas ilustrações.

A Bruxinha foi uma das últimas pinturas que fiz e usei exatamente apenas essas cores que apresentei.




Então, se o seu orçamento é baixo, procure saber o que ama pintar, as cores que mais te fascinam e escolha sua tríade, se quiser pode fazer como eu, comprar uma complementar. Com o tempo você pode ir investindo em outras cores, comprar uma por mês ou como for melhor para você.

Eu ainda quero aumentar as minhas cores, pretendo comprar um verde - o que economiza meu amarelo e azul - e um rosa que sinto muita falta.

Espero que tenha gostado da ideia e que te ajude a investir em pequenas quantidades de tintas e ainda assim ter um trabalho incrível.

Postar um comentário

Iza Cordeiro © . Design by FCD.