Izabella Cordeiro

Aquarela e Lifestyle

Estudar personagens a partir de shapes

Estudar a criação de personagens a partir de shapes é uma ótima forma de desenvolver características marcantes e até mesmo explorar formas que você nunca havia imaginado em desenhar, dando vida a personagens caricatos e de diferentes formatos e expressões.

Afinal, o que são Shapes?

Shape = forma básica de uma imagem, ou seja, um contorno preenchido por uma cor sólida, onde você pode identificar a figura ou não. São como uma sombra de um determinado objeto.

O exercício de criar personagens usando shapes, consiste em criar uma forma aleatória e partir dela desenvolver um personagem qualquer. A ideia é você conseguir colocar seu personagem ali dentro daquela shape que até então não era nada além uma forma sem vida.

Abaixo tenho uma imagem de alguns personagem que criei a partir do uso de shapes. Eu tenho uma mania muito chata de querer sempre desenhar personagens bonitinhos, ou fofinhos, mas eu precisava muito sair da zona de conforto e avançar o meu traço, então com um marcador de texto criei algumas formas aleatórias e depois fui colocando gente dentro.



De início foi muito complicado pra mim, na primeira parte do desenho eu criei mais rostos, já na segunda eu me esforcei para tentar explorar o potencial da shape! (risos) Parece ser tarefa fácil, mas não é.

Invertendo os papéis

Depois eu comecei a explorar mais um pouco o uso das shapes, e aguçar mais o meu olhar fazendo o exercício de pegar as formas de objetos existentes e simplificar. As árvores na imagem abaixo foram desenhadas da janela do ônibus enquanto eu ia para faculdade.

Tudo que vemos existe um contorno, é nele que temos que focar quando se trata de desenhar personagens, além de simplificar o máximo possível do traço.


Download de shapes

Agora é sua vez de criar personagens a partir de uma shape, e eu como sou muito legal, criei no photoshop exclusivamente para este post algumas shapes para você baixar e desenhar por cima delas. Para fazer o download basta clicar no botão direito e salvar a imagem. Ela pode ser impressa em tamanho A4



O que achou dos estudos? Me marca no instagram (@izcordeiro) se você usar as shapes? Vou adorar ver o que você anda desenvolvendo.

Comentários

back to top