Izabella Cordeiro

Aquarela e Lifestyle

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

5 itens que você tem casa e podem criar textura na aquarela


Sabia que dá pra criar muitas texturas na aquarela usando materiais simples que todo mundo tem em casa? O sal de cozinha, álcool ou acetona (para remover esmaltes), papel toalha, algodão e um canudo são 5 desses materiais que criam texturas incríveis.

A parte mais divertida de criar ilustração ou qualquer desenho tradicional são as diversas formas que podemos brincar com objetos, colagens, bordados, etc. Claro que na técnica digital também podemos criar esses efeitos, porém colocar a mão na massa e se sujar de tinta é muito melhor, pelo menos para mim. Com aquarela também dá para criar diversas texturas usando materiais simples e que normalmente você tem em casa, então eu separei 5 das minhas texturas preferidas para criar na aquarela.



  • 1 - Sal de cozinha.
Aquele sal de cozinha tradicional serve para criar uma textura bem bacana na aquarela de uma forma bem simples. Com a aquarela ainda úmida, adicione um pouco de sal aonde deseja criar o efeito; Quando a tinta estiver seca, retire o sal com um pincel ou vassourinha. Vale lembrar: O sal derrete em contato com a água da aquarela, então é preciso por pouca água e pouco sal também.


  •  2 - Álcool.
Pode usar álcool puro ou acetona, aquela usada para tirar esmalte. O álcool cria umas manchas interessantes na aquarela. Com a aquarela ainda úmida, use um cotonete umedecido com álcool e pressione contra a tinta no papel; quanto mais você apertar maior será a mancha.


  • 3 - Papel toalha.
Papel toalha, papel higiênico e até mesmo guardanapo servem para criar essa textura. Esses papeis absorvem água e por isso são ideias para o processo. Com a aquarela ainda úmida seque pequenas partes com o papel amassado, ele itá criar um efeito interessante de manchas.


  • 4 - Algodão.
Algodão, esponja ou palha de aço podem ser usados para este efeito. Adicione tinta de aquarela diluída com água em um recipiente e molhe um pouco o algodão nela, em seguida dê pequenas batidas no papel para criar uma textura bem bacana.


  • 5 - Canudo.
Esse é um efeito muito bonito e simples de fazer. Com a aquarela ainda molhada no papel, assopre com um canudo para a direção que deseja que a tinta vá. Quanto mais úmida estiver melhor será para assoprar. Um canudo ajuda muito a organizar a direção da tinta, quando a gente assopra direto no papel as tintas podem ir para lugares aleatórios se não tiver cuidado.



Gostou dessas texturas? Se você usar me conta aí nos comentários ou me marca no instagram (@izcordeiro), eu adoro conhecer artistas novos!
Compartilha também esse post com as amigos que gostam de aquarela <3

Comentários

  1. Iza amei essas dicas.
    Amei o efeito do papel toalha. E achei curioso o do álcool <3
    Seu trabalho é lindo.


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oie! Eu adorei a do papel toalha e do canudo, ainda não me aventurei em ilustrações e aquarela, mas o desejo é enorme pra tentar, antes eu desenhava então acredito que não deve ser difícil voltar ao hobbie.
    Secret Magic
    Xoxo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top