Izabella Cordeiro

Aquarela e Lifestyle

6 maneiras simples para montar um maravilhoso portfólio de ilustração

Ter um portfólio não consiste só em postar imagens do seu trabalho em algum site, tudo deve ser bem selecionado e sempre que possível revisado. Para ter um portfólio surpreendente e mostrar seu trabalho maravilhoso para o mundo você precisa fazer manutenção regularmente, atualizar seus projetos, investir um pouco de tempo para isso e tentar algumas maneiras listadas neste post.


Plataforma Gratuita

Antes de mais nada, é preciso decidir aonde irá montar seu portfólio, você pode fazer um lindo PDF para arquivos enviados por e-mail, ter um impresso ou até mesmo online. O online é mais usado pois tem uma facilidade maior para acessar de qualquer lugar.
Não são todos que tem grana para investir em um site, então uma maneira é montar em plataformas gratuitas e a que eu recomendo muito é o Behance.

O Behance é gratuito, não tem limite de postagens, ele é fácil de navegar e de carregar seus trabalhos, além de ser possível personalizar e deixar a página mais a ver com o conteúdo do seu trabalho.

Zero Trabalhos Comissionados

É preciso ter um portfólio para que os clientes conheçam seu trabalho de ilustrador, mas como fazer isso se nunca fez nenhum Job?
A resposta é simples. Crie projetos pessoais que sejam o que você tem interesse em trabalhar. Desenvolva personagens, crie cenários, abuse e use de suas ferramentas favoritas, crie aquilo que quer ser contratado para fazer.

A qualidade é melhor que a quantidade, então não se preocupe se você ainda não tem muitos projetos, é essencial que você tenha 1 trabalho incrível e digno de um grande contrato do que muitos trabalhos razoáveis ou até mesmo ruins.


Escolha bem suas ilustrações

Seus trabalhos devem ser selecionados como quem escolhe feijão. Não basta jogar qualquer trabalho em sua página e esperar a mágica acontecer, um portfólio deve ser feito com dedicação e detalhes. Sei que é difícil escolher dentre tantos trabalhos maravilhosos apenas um que seja digno de ser apresentado, mas você deve ser rigoroso na hora de escolher sua arte pois quem te avaliará também será.

Imagem da incrível ilustradora Clau Souza. Veja este trabalho completo no Behance.


Detalhes Contam

Acho muito interessante a ideia de poder ver com a mão, tocar e sentir as texturas, sentir o papel, mas no mundo digital não é bem assim. Uma pessoa não sentirá seu trabalho tocando, e sim olhando por um monitor e é sua missão fazer com que ela sinta-se passando as páginas de um lindo impresso.

Mostrar o trabalho completo e destacar partes que as vezes ficam desapercebidas no todo. Quando um trabalho de ilustração é cheio de elementos, ou detalhes pequeninos, vale colocar essas belezuras em evidencia. O cliente se sentirá como se aproximasse um papel de seu rosto para enxergar detalhes.

Rascunho

Mostrar o processo criativo do seu projeto é muito aconchegante e faz o cliente conhecer o seu lado criativo, como você se esforçou muito para chegar aonde chegou, faz com que ele sinta e veja seus erros e acertos e assim se interessar pelo resultado final.

Use as suas referências e inspirações, fale sobre os detalhes de suas ideias e como chegou até certa conclusão, fale sobre a escolha das suas cores, revele ao cliente os bastidores da criação.

Atualize sempre 

Um trabalho maravilhoso hoje pode não ser tão bom amanhã mesmo que você tenha escolhido o mais incrível, afinal isso faz parte da nossa evolução, a cada dia ficamos melhores, mudamos um pouco o traço e é importe manter o portfólio atualizado e revisando se aquelas ilustrações ainda representam o que quer transmitir.


Eu tento aplicar todas essas maneiras no meu portfólio, sempre capricho na minha página do Behance pois a maioria das minhas visitas vem por lá, então super recomendo que você comece hoje a mostrar seu trabalho pro mundo, criar projetos pessoais e se desafiar.

Comentários

back to top