3 Técnicas básicas para usar na aquarela

29/04/2017


As 3 técnicas básicas para usar na aquarela são a úmida, a seca e a mista. Com elas é possível criar ótimas composições, saber como que a aquarela se comporta utilizando muita água e pouca água. Essas três técnicas ajudam muito quem não tem nenhuma ou pouca experiência com aquarela, eu recomendo também ler o post que mostrei alguns materiais baratinhos para você começar a aquarelar.

Para cada uma das técnicas eu fiz um desenho de um passarinho e vou especificar mais um pouco sobre cada um deles, assim é possível ver como fica a aquarela com cada um das três técnicas após secar.

rascunho



Técnica úmida

úmida

A técnica úmida consiste em acrescentar mais água do que tinta. Essa técnica funciona muito bem para fazer fundos com cores claras e até mesmo uma bela constelação super colorida. Cada técnica pode ser usada livremente e com muita criatividade, a aquarela é gostosa de trabalhar e tudo vai depender do que você quer fazer com ela.

Para o passarinho fofinho deste post eu fiz usando somente a técnica úmida. Molhei todo o papel e fui colocando tinta; Ao fazer isso a tendencia da tinta é se 'expandir / espalhar' pelo papel como uma grande mancha. Quanto mais o papel estiver molhado, mais a tinta irá se espalhar.

Note como as cores do passarinho se misturam sem muita marcação de limites onde uma começa e outra termina. Então cuidado com o papel molhado para não vazar tinta para onde não quer.

Técnica seca

seca

Muita tinta e pouca água. É preciso usar água para diluir a tinta em aquarela, porém se diminuir a quantidade de água a tinta fica mais 'encorpada' e a cor mais viva, o que também torna mais difícil espalhar a tinta pelo papel, além de secar mais depressa. É importante ter cuidado na hora de espalhar a tinta na técnica seca para não retirar a tinta do papel.

Neste outro passarinho gordinho eu fiz usando somente a técnica seca. Note como as cores ficam mais intensas e delimitadas, é perceptível aonde cada cor começa, não existem manchas ou qualquer sinal de que a tinta se espalhou sobre uma superfície molhada para fora dos limites do pássaro.

Essa técnica seca faz com que a aquarela crie um aspecto muito semelhante a tinta guache.

Técnica mista

mista

É a junção das duas técnicas anteriores. Sabendo como a aquarela se comporta usando muita água e pouca água é possível fazer uma mistureba e criar uma arte incrível com um pouquinho das duas. É o exemplo do nosso terceiro passarinho fofinho gordinho - muita fofura, não da pra conter -

Para esta pintura eu deixei a tinta 'expandir' até certo ponto, note como o fundo é bem aguado, porém o passarinho é bem marcado nos limites de contorno, mas ainda fiz com que a asa e o peito dele se misturassem. Para usar a mistura das duas técnicas é preciso esperar secar para aplicar outra camada por cima, a não ser que queira que a tinta flua pelo papel como no primeiro passarinho.


Eu sou apaixonada por manchas na aquarela e amo pintar como se elas fossem um 'grande borrão controlado', mas cada um tem sua maneira e seu gosto pessoal de pintar, porém as técnicas são as mesmas, só muda o jeito de aplica-las.

Vale lembrar que nenhuma dessas técnicas é uma regra fixa e você deve ficar super a vontade de criar suas próprias, mas se você tem dificuldades com aquarela espero que essas dicas possam ajudar na criação de suas pinturas.

xoxo, Bruxiza

7 comentários

  1. Nem sei desenhar, mas vou dar opinião.
    Adorei ela úmida, a mistura ficou lindaaaaa!!!!!
    Eu tenho muitas tatuagens aquarteladas e acho uma coisa maravilhosa, simplesmente apaixonada! Amei o post, vou me aventurar a pintar um dia kkkk

    ResponderExcluir
  2. Oi,tudo bem?

    Sempre quis pintar com aquarelas,mas tinha receio de como e etc. Então este post e os exemplos ajudaram bastante, assim como os efeitos ficam diferente e lindos.

    ResponderExcluir
  3. Adoro desenhar e gostava muito de pintar camiseta, usava tinta, mas já usei aquarela para pintar tela, confesso que não consigo acertar muito a porcentagem da mistura da água. Ainda estou aprendendo.

    ResponderExcluir
  4. Gente que lindo, e que lindo seu post. Eu tenho uma pintura aqui, arrisquei fazer e saiu uma merd** devia ter lido sua dica antes :( enfim, agora posso refazer, curti as técnicas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal, ainda não conhecia essa técnica.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito educativo o seu post , é sempre bom aprender apesar de não ter muito jeito para pintura , gosto de ler estes posts explicativos , com as técnicas e exemplos . O saber não ocupa lugar !

    ResponderExcluir
  7. Oi, Iz!
    Q lindo seu blog! Amei chegar aqui e encontrar esse post, pois ganhei um kit chinês de pintura aquarela e não sei nem por onde começar a usar. bate aquela insegurança e medo de fazer coisa errada.

    Valeu a dica.
    Bjão,
    ~ Diego França |
    Blog Vida & Letras ~
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir

Izabella Cordeiro © . MARCH 17. DESIGN .