O que se pode fazer com pouco

materiais-artisticos


O material artístico não pode te limitar ou te impedir de fazer arte


Esse é um post especial onde quero falar sobre desistir antes de tentar, ou achar que é menos profissional ou menos capacitado por usar materiais mais baratos do que muitos profissionais usam. Em especial vou focar em materiais artísticos para ilustradores e na questão: O que se pode fazer com pouco?

Experimentar materiais novos, novas técnicas, texturas, superfícies, é sempre maravilhoso. Eu aprendi durante minha caminhada na ilustração que o conceito sobre o trabalho desenvolvido vale mais do que o software ou papel de aquarela que usou para fazer. Tudo pode ser transformado em arte, uma folha seca no quintal e transformar-la em um lindo carimbo, fazer uma composição, etc. O mais caro será sua criatividade e conceito, seus conhecimentos sobre o material que tem mãos.

Quando comecei a criar ilustração vetorial sempre fazia tudo com o mouse, muito tempo depois comprei uma Wacom, a mais baratinha do mercado e eu pensei: "agora vou poder fazer aquelas pinturas digitais no photoshop igual do Bragato". - Fiquei muito decepcionada porque não consegui, isso aconteceu porque eu não tinha os conceitos básicos de pintura digital, ou seja, o problema estava muito além da ferramenta.

Não está no material!


É importante saber que o material te ajuda mas o trabalho incrível é você quem faz.
Quero dizer que o material que usa não te torna menos profissional, ou seu trabalho inferior, o seu conhecimento e domínio sobre a ferramenta que usa que irá tornar o resultado do trabalho maravilhoso.

Contudo, não desista ou deixe de avançar só porque não tem os itens de ultima geração, tente fazer o seu melhor com o que tem agora, vai ser muito mais trabalhoso eu sei bem disso, mas só não pode parar.

salve esse pin!
materiais-artisticos

xoxo.

0 Comentários