Izabella Cordeiro

Aquarela e Lifestyle

Meu processo criativo para ilustrar retratos personalizados


Quem é você e como posso te ilustrar?






Hoje vou falar um pouco sobre meu processo criativo para criar um retrato personalizado. Eu descobri um amor enorme por ilustrações em cartoon, um estilo mais infantil e bem colorido, algo bem diferente do que costumava fazer, até falei um pouco sobre isso neste post.

Depois que fiz o curso de Illustrator, estou amando usar essa ferramenta para criar personagens e eu me divirto muito ilustrando, criando pessoas, animais e objetos bem exagerados e carismáticos. A Carol Navarro é a estrela deste post, ela é baixista da minha banda favorita, a Supercombo. Ela é super estilosa e muito inspiradora pra mim. Para criar essa ilustração escolhi algumas fotos no instagram da Carol, inclusive alguns elementos musicais, eventos onde a banda passou, e muitos prints no stories do instagram com looks maravilhosos da Carol.

Essa ilustração da Carol foi um estudo pessoal, quando preciso colocar a mão na massa para ilustrar para alguém é bem mais complicado pois a gente precisa quase que ler pensamentos. (risos) Mas eu amo por o lado criativo em atividade e conseguir transformar o que tá mente do cliente em uma linda ilustração. No meu portfólio tem uma ilustração fresquinha cheia de amor. Vem ver!

Quem é a pessoa da foto?


Essa é a pergunta que faço para mim mesma antes de começar a ilustrar, sempre peço para meus clientes mandarem no mínimo 3 fotografias da pessoa a ser ilustrada, escrever um pouco sobre suas características, manias e gostos. Assim começo a ter ideias sobre a personalidade de quem será ilustrado e como posso representá-la em formas geométricas e cores.








A escolha das cores 


Após conhecer quem é meu cliente que vai virar um retratinho cheio de amor eu já tenho ideia da paleta de cores que usarei, afinal não posso escolher as cores aleatoriamente, as cores são um fator importante para transmitir uma mensagem, elas precisam conversar entre si e despertar sentimentos - Uma das aulas mais legais da faculdade do primeiro semestre foi a teoria da cor - Cada dia a gente aprende muita coisa. Para a Carol, como era um projeto pessoal de estudo, escolhi uma paleta reduzida que lembrasse o rock mas que também fosse divertida.

Esse é o meu fundamento para começar a rascunhar os retratos personalizados, eu fico realmente muito grata por ver o quanto já estou evoluindo na ilustração. Ah, essa ilustração foi feita com o mouse no Adobe Ilustrator. Agora, me conta um pouco como é seu processo criativo?

Comentários

back to top